MANEJO DE ORDENHA

Após a parição as vacas são agrupadas de acordo com a produção, tendo um lote específico para as primíparas. A pesagem do leite ocorre a cada 15 dias e posteriormente há o reagrupamento dos lotes. A partir das pesagens a Coordenadora do Leite elabora um relatório com a performance do rebanho, havendo meta de produtividade para os lotes.

Uma vez por mês é realizada a coleta individual de leite dos animais para controle da contagem de células somáticas assim como análise da composição individual (% proteína, gordura, caseína e participação da caseína proteína total). A ordenha da manhã inicia as 05:30 indo até 08:30 e a da tarde às 14:30 até às 17:00. Durante a ordenha a equipe utiliza luvas descartáveis, aventais, boné e botas de borracha. A rotina de ordenha segue os seguintes passos abaixo:

- Pré dipping,
- teste da caneca do fundo preto(detecção de grumos, que quando detectados a amostra é imediatamente congelada para análise bacteriológica)
- secagem com papel toalha
- Pós dipping

A saúde do rebanho é manejada de acordo com um calendário profilático montado pelo veterinário da empresa, objetivando obter certificação de rebanho livre de vacinação para tuberculose e brucelose e controle das demais doenças. Todas as instalações são higienizadas e desinfetadas buscando manter as condições para o bem-estar dos animais. O calendário profilático também permite o controle de ecto e endoparasitas e toda a água fornecida aos animais e colaboradores passa por um sistema de filtração cloração.