CONHEÇA NOSSO PROGRAMA TRAINEE

Afim de realizar uma transição eficiente na equipe da fazenda, o projeto buscou qualificar os colaboradores remanescentes da época do seu pai assim como inserir novos membros que já pudessem trazer uma mentalidade diferenciada e o entendimento da cultura empresarial. Acreditar nas pessoas, prepará-las e motivá-las fazem parte do DNA educacional da MEQ.

Desta forma, 2 colaboradores antigos da fazenda, Junior e Diocélio, com 26 e 25 anos na época, respectivamente, passaram por treinamento intensivos com, inclusive, retorno a escolar para término do ensino fundamental e aulas particulares de português e matemática. Cursos de inseminação, aulas básicas de Microsoft Office, dentre outros, foram cursos que ambos participaram para estarem aptos a gestão futura que lhes aguardava.

Todavia, a empresa, criou um sistema de Trainee para que conseguisse montar uma equipe com competência para atingir suas metas. Com uma boa experiência acadêmica, e, conhecedor dos gargalos do sistema de produção brasileiro, Sérgio buscou parcerias educacionais para recrutar talentos.

 

 

É de suma importância ressaltar que o programa trainee permite que estagiários do nível técnico e superior, realizem um ciclo completo dentro da empresa, passando pelos seguintes setores: administrativo, trato, recria, leite, ambiental e gerencial. Em cada setor o estagiário é acompanhado pelo responsável do setor e ao final do período de estágio (3 meses) ele avaliará o programa assim como será avaliado por cada setor que passou. Este sistema de feedback permite que o programa possa evoluir assim como abre a possibilidade de, futuramente, encaminhar estagiários para outras empresas do setor ou formar parcerias com laticínios e ou cooperativas.

O jovem time formado na fazenda resulta do programa trainee que iniciou em 2012 com a escola técnica Fundação ROGE, que também utilizou a infra-estrutura da fazenda para algumas aulas praticas e está a 50 km da empresa. O sucesso desta parceria gerou frutos e o programa resultou em novos colaboradores para a empresa como: Monica, Coordenadora do leite, Leonardo, Coordenador Ambiental, Jaine, Técnica do leite e Maria Eduarda, Coordenadora Administrativa, entre outros (em torno de 70% da equipe da empresa).

 

 

Tais ações construíram um modelo de gestão que viabiliza o desenvolvimento de jovens alunos, os motivando para permanecerem no setor, e, consequentemente, contribuindo para reduzir o processo de êxodo rural que vem ocorrendo nas últimas décadas no Brasil. A MEQ já possui parceiras educacionais com pelo menos uma instituição de cada região do Brasil como: Instituto Federal do Triângulo Mineiro (sudeste), do Rio Grande do Sul (sul), de Rondônia (norte), Pernambuco (nordeste) e Universidade Federal Mato Grosso (centroeste).

Ainda, parcerias internacionais com a Universidade de Aarhus e Colégio Agrário Dalum Landgbrugsskole, ambos na Dinamarca, por intermédio do programa trainee MEQ-São Bento. Mais de 50 alunos já passaram pelo sistema trainee da empresa!

 

PARCERIAS EDUCACIONAIS



Educando para Produzir

Saiba Mais

Inscrição

Saiba Mais

Depoimentos

Saiba Mais